segunda-feira, 16 de maio de 2016

UIB abre inscrições – Considerações finais e fora do edital.


UIB abre inscrições – Edital

Considerações finais e fora do edital.

 PDF 643





Texto anterior

UIB abre inscrições – Edital | Edital UIB 001/2016 | PDF 642

Texto disponível em:






Considerações finais e fora do edital.



Assim seguem os cursos e faculdades, coletando o conhecimento emanado pelo povo, roteirizando e fundamentando como conhecimento cientifico, para serem oferecidos como um produto imaterial nas faculdades e universidades. Um produto intelectual e intelectualizado, por mestres e doutores, diretores e reitores, escolas e colégios, faculdades e universidades. Especialistas e protagonistas de um conhecimento. A velha estratégia de dominar um conhecimento, o antigo argumento de quem tem um conhecimento, domina e determina um poder. Com divisas e limites ocultos e invisíveis. O produto conhecimento é imaterial e intelectual. Provindo da doutrina filosófica do kantismo, ligados aos fenômenos da inteligência, que transcende o mundo material.

As escolas, colégios, faculdades e universidades funcionam oferecendo uma parte de conteúdo de determinado tema, determinado seguimento do denominado conhecimento cientifico, que pode ser cobrado em testes e provas, sem consultas em bibliografias ou colegas ao lado. Oferecem conhecimentos e riscos. Os riscos de o aluno ser reprovado, por falta de conhecimento e falta de comparecimento. O modelo foucaultinano de vigiar e punir, tornando os alunos dóceis e uteis a um mercado de trabalho ou de consumo. O “dispositivo panóptico” foucautinano, quando o aluno precisa saber que está sendo vigiado. Todos em uma sala avistam o professor e o professor avista todos os alunos. O aluno é vigiado e pode ser punido. Ainda que as regras do Direito não obriguem um réu ou acusado, a criar provas contra si, o aluno cria provas de próprio punho, que podem medir e avaliar o seu conhecimento, identificando se leu e estudou o conteúdo ofertado.

Por fim a universidade produz um produto. Transformam o aluno em produto denominado profissional, por vezes especializado. Um produto disponibilizado para as empresas, que guardam o direito de usar/consumir ou não usar/não consumir. Ainda irão avaliar seus currículos, e molda-los de acordo com a necessidade da empresa.

O profissional como um produto destinado a um mercado. Mercados de trabalho e mercado de consumo. Uma elite se destaca, os que estão posicionados em uma elite do conhecimento, no topo da pirâmide. Estão munidos de certificados e títulos, isolados dos que estão na base da pirâmide. Os que conseguem chegar ao topo da pirâmide, criam dificuldades aos que desejam se posicionar no espaço ocupados por eles. Criam documentos e situações privilegiadas. Criam documentos que os destacam e referendam suas posições e seus conhecimentos. Documentos impressos em papel simples ou papel moeda, como certificados e títulos, que quanto mais raros, mais valores possuem, sob o ponto de vista bourdiesiano. Criam provas, testes e concursos, baseados em seus critérios de escolha. Indicam uma enormidade de livros densos e espessos como fonte de pesquisa para uma prova, e com meia dúzia de perguntas fazem uma avaliação, uma seleção.

O documento bíblico deixou uma liberdade a Adão e Eva, de provar e comer todos os frutos encontrados no jardim do Éden, menos a arvore localizada no meio do jardim, a arvore do verdadeiro conhecimento. E assim vem acontecendo com a academia, onde o conhecimento é reservado aos deuses. Deuses acadêmicos, os filhos de Lattes. E aqueles que desobedecem aos deuses podem ser expulsos ou nem entram do paraíso. Terão que buscar outras plagas.

A ciência, o conhecimento acadêmico e cientifico é uma nova religião. Com dados coletados, gráficos, tabelas e fé avalia-se o passado e acredita-se em um futuro estimado e calculado por gráficos projetados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário